O Fashion Business é carregado de histórias e personalidades icônicas. Mais interessante do que os últimos lançamentos das grandes marcas, são os bastidores do mundo da moda. Desde a criação e design das peças até o shipping e entrega ao consumidor, há diversas etapas que se entrelaçam e finalizam em um momento final: a comercialização.

filmes-de-moda

Os filmes mostram as personalidades do mundo da moda, como se dão as trocas de poder e influência. Como funciona a organização das classes: como estas classes são interdependentes umas das outras e no fim, como a moda depende da criatividade.

Criatividade não apenas na criação de peças, mas na comercialização (marketing) e na fabricação mesmo, como tornar todo este processo cada vez mais sustentável para todas as partes. Por outro lado, podemos perceber como o consumismo é um grande fator para fazer esta roda girar – e como muitas vezes esquecemos que uma simples peça de roupa tem por trás tanta história para contar.

Lista dos melhores filmes de moda, na minha opinião:

The Director

Documentário

The Director é o retrato da Diretora de criação italiana da Gucci, Frida Giannini. Frida foi uma das únicas mulheres a liderar uma grande empresa de moda. Também foi responsável por trazer grande sucesso comercial para a casa de moda icônica Gucci através da sua criatividade e inspiração, distanciando a Gucci de um período ruim economicamente. O filme é produção de James Franco, com quem Giannini iniciou um relacionamento profissional ao trazê-lo para ser garoto-propaganda da marca.

 

 

The Intern

Filme – Drama

Este filme incrível traz a história de Jules Ostin (Anne Hathaway), a fundadora e CEO de uma empresa de moda ecommerce. Na trama, Robert De Niro atua como Ben Whittaker, estagiário idoso de Jules, que volta ao mercado de trabalho em um período totalmente diferente da sua época – mais conectado e tecnológico – porém acaba conseguindo dar a volta por cima.

 

Iris Apfel

Documentário

Documentário inspirador sobre a ícone da moda Iris Apfel, que abraça a vida com imaginação e combinações de moda inusitadas. Iris conta um pouco da sua história, através de seus óculos e acessórios coloridos.

I don’t have any rules because I would be constantly breaking them, which would be a waste of time

Iris Apfel

 

The Devil Wears Prada

Filme – Drama

Adaptação do livro escrito por Lauren Weisberger. O filme conta a história de Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jovem que acabou de sair da faculdade e conseguiu emprego como assistente de uma poderosa editora chamada Miranda Priestly (Meryl Streep), da revista “Runaway”. O filme retrata como a resiliência é um ingrediente importante para a mudança, dentro do mundo corporativo.

The September Issue

Documentário

A edição de setembro da Vogue é mais importante de todo o ano. Este filme apresenta, em formato de documentário, a concepção e produção da edição da Vogue de setembro de 2007. Grace Coddington, Diretora Criativa da Vogue, e Anna Wintour, Editora Chefe da revista, são as principais pessoas por trás do desenvolvimento e curadoria do conteúdo da revista. Abaixo, uma série da Vogue – 73 questões para Anna Wintour:

The True Cost

Documentário

Este documentário tem o objetivo de mostrar a história não contada por trás da fabricação das roupas fast-fashion. Para que nós, ocidentais, possamos ‘desfrutar’ de tantas peças de moda a um preço tão acessível, há um custo a se pagar que envolve mão-de-obra escrava e condições de trabalho muito ruins. Muitas das quais nem passam pela cabeça do consumidor. Filmado em diferentes países ao redor do mundo, o filme mostra a crueldade por trás da cadeia-de-abastecimento para que um jeans custe apenas $15 no ponto-de-venda.

Coco Before Chanel

Filme – Biografia

Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.

Yves Saint Lauren

Filme – Biografia

Paris, 1957. Com apenas 21 anos, Yves Saint-Laurent (Pierre Niney) é chamado para cuidar do futuro da prestigiosa grife de alta costura fundada por Christian Dior – falecido recentemente. Depois de seu primeiro desfile triunfal, ele vai conhecer Pierre Bergé (Guillaume Gallienne) e este encontro irá abalar sua vida. Amantes e parceiros de trabalho, os dois se associam a fim de criar a grife Yves Saint Laurent. Apesar de suas obsessões e demônios interiores, Saint Laurent irá revolucionar a moda.